Acompanhe notícias, depoimentos e a execução do projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia – Museu de Dona Francisca

junho 23, 2025

Schmitz será personalidade no Museu de Arqueologia da Quarta Colônia

Aos 94 anos de idade, Padre Pedro Ignácio Schmitz, pioneiro na arqueologia do Brasil e uma das principais referências sobre o patrimônio arqueológico do Rio Grande do Sul, concedeu uma entrevista para a pesquisadora Ariane Gassen Vargas, no dia 04 de junho de 2025.  Seus relatos e experiências irão integrar os registros do patrimônio imaterial do Museu de Arqueologia da Quarta Colônia – Dona Francisca.

Schmitz participou do mapeamento e escavação de grande parte dos sítios arqueológicos conhecidos no Estado do Rio Grande do Sul. Suas memórias narram o trabalho pioneiro desenvolvido junto ao Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA) e constituem importantes fatos da história da arqueologia no Brasil.

As principais pesquisas de Schmitz na Região da Quarta Colônia foram realizadas entre 1966 e 1973. Contam com a participação de outros pesquisadores, entre eles, Jose Proença Brochado, Vitor Riffel, Ervino Barth e os irmãos Abraão e Daniel Cargnin – naturais de Nova Palma.

Histórico – Padre Jesuíta, Graduado em Filosofia, Teologia, Doutor em Geografia e História e PHD no Smithsonian Institution (EUA). Foi professor, pesquisador e arqueólogo. Está entre os fundadores da UNISINOS, do Instituto Anchietano de Pesquisas (IAP) e da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).