Acompanhe notícias, depoimentos e a execução do projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia – Museu de Dona Francisca

julho 28, 2025

Reconhecendo e compartilhando saberes.

Na segunda-feira, 21 de julho de 2025, Ariane Gassen Vargas, diretora da Culturaliza Projetos fez uma participação na Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Faxinal do Soturno/RS, abordando a temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

Foi um momento para troca de experiências e aprendizado, com reflexões sobre o desenvolvimento de projetos culturais que visam o reconhecimento e valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas.

O Projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia, importante ação que está sendo desenvolvida nesse contexto, foi apresentado aos professores e profissionais responsáveis pela SMED de Faxinal do Soturno. Prevê a criação de um Museu de Arqueologia no município de Dona Francisca.

Foi idealizado para abrigar o acervo do Sítio Albino Marzari, exposto após enchentes do ano de 2024. Os resultados das pesquisas arqueológicas no local e a exposição dos bens culturais, possibilitarão o reconhecimento e a difusão do conhecimento sobre o Patrimônio Arqueológico Indígena presente na Quarta Colônia.

O Museu vai habilitar uma Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP), que além de manter o patrimônio no território de origem, terá a função de apoiar os municípios da região no desenvolvimento de novas pesquisas, referentes a acervos ou descobertas arqueológicas no território do Geoparque Quarta Colônia UNESCO.

Um agradecimento especial a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Simone Cancian Stiller e a Professora e Coordenadora Pedagógica, Daffine Reck, que proporcionaram a oportunidade de participar desse importante espaço para o diálogo e construção de conhecimento.