O Patrimônio Natural e a história antiga

A paisagem natural do Rio Jacuí e entorno foram determinantes para ocupação do território. No local, foram encontrados vestígios da ocupação humana em diversos períodos, desde caçadores coletores até os povos indígenas, cujo material arqueológico indica pertencerem a etnia Tupiguarani. Dona Francisca possui 33 sítios arqueológicos registrados junto ao IPHAN.

Esse patrimônio cultural é significativo devido à grande quantidade de evidências materiais, com potencial de contribuição para ampliação do conhecimento que temos sobre os povos originários que viveram na Região Central do RS.

Para compreender o passado, os arqueólogos, museólogos e historiadores farão a análise dos vestígios materiais do acervo do Sítio Albino Marzari e sua contextualização com paisagem local e regional, buscando interpretar esses dados, identificar possíveis usos, para compreender a história e a cultura dos grupos sociais que viveram no local.

Você que mora em Dona Francisca ou na Quarta Colônia pode contribuir com as pesquisas para a implantação do Museu de Arqueologia.

Caso tenha informações ou se você já identificou alguma ferramenta ou artefato arqueológico, entre eles, machados, pontas de lança, fragmentos de cerâmicas ou urnas, entre em contato, faça o seu relato, ele será importante para a contextualização da pesquisa.

O passado revelado pelas águas

Após as sucessivas enchentes ocorridas na catástrofe climática que atingiu o Estado do RS, no mês de junho de 2024, ocorreu a redução do nível da água nas várzeas do Rio Jacuí. A correnteza removeu a camada superficial do solo e provocou erosão em parte das encostas do curso d`água, expondo a céu aberto, grande quantidade e variedade de fragmentos de cerâmica, vestígios líticos e presença de “terra preta de índio”.

Os vestígios arqueológicos foram identificados pelo proprietário da terra, Dirceu Marzari, que comunicou a Prefeitura Municipal de Dona Francisca. O salvamento de emergência dos achados fortuitos foi realizado no dia 11 de junho de 2024, conduzido pela equipe técnica do Comitê Científico do Geoparque Quarta Colônia UNESCO que procedeu com a elaboração do relatório técnico para o registro junto ao IPHAN.

O Sítio Arqueológico Albino Marzari

O Sítio Arqueológico Albino Marzari está localizado na área rural do município de Dona Francisca/RS. Consta no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão do IPHAN sob nº RS-4306700-BA-ST-00001. O acervo é composto por 136 peças de material lítico e 475 fragmentos de cerâmica, mantido sob a guarda da Prefeitura Municipal de Dona Francisca.