Nos dias 8 a 11 de abril de 2025, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, sediou o 15º Fórum Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, que teve como tema “Museus resilientes, profissionalização, pesquisa e educação”. O encontro reuniu trabalhadores de museus, acadêmicos, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da área para troca de experiências, discussão de diretrizes e fortalecimento do setor museológico no Estado.
Entre as pesquisas selecionadas para integrar os Anais do 15º Fórum Estadual de Museus está o artigo “Museu de Arqueologia: a catástrofe climática e o despertar da história antiga”, de autoria de Ariane Gassen Vargas. Ariane, que é produtora cultural, jornalista, especialista em gestão de projetos e mestranda em Patrimônio Cultural pela UFSM, é responsável pela Culturaliza Projetos e Assessoria, empresa que executa o projeto cultural do Museu Arqueológico da Quarta Colônia.
O artigo de Ariane apresenta um relato sobre as experiências vivenciadas na catástrofe climática que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul em 2024, resultando na aprovação de um projeto cultural para a implantação do Museu de Arqueologia da Quarta Colônia, no município de Dona Francisca, RS. O trabalho destaca a metodologia de curadoria do acervo, pesquisa arqueológica junto ao sítio, elaboração de documentação e plano museológico, além da criação da Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP), demonstrando a necessidade de proteção do patrimônio natural, cultural e histórico.
A publicação nos anais reforça a importância da pesquisa e da atuação profissional no campo da museologia, destacando o papel de iniciativas como o Fórum Estadual de Museus na circulação de conhecimento e no fortalecimento das instituições culturais do Rio Grande do Sul.
O documento em PDF com os Anais do 15º Fórum Estadual de Museus está disponível em anexo a esta notícia para consulta.