No dia 3 de outubro de 2025, com início as 14h, Ariane Gassen Vargas fez uma palestra para os alunos de mestrado do PPGPC/UFSM na disciplina “Santa Maria e Quarta Colônia: História e Patrimônio Cultural”, no Prédio 74C, sobre o Projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia, aprovado pelo edital SEDAC/PNAB RS nº 31/2024 – Memória e Patrimônio, que prevê a criação do Museu de Arqueologia da Quarta Colônia (MARQ) em Dona Francisca e de uma Instituição de Guarda e Pesquisa.
O convite foi realizado pela Professora Doutora em História, Maria Medianeira Padoin, que é docente do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (PPGPC/UFSM) e I Vice-Coordenadora do Comitê Científico do Geoparque Quarta Colônia UNESCO. Ariane é autora da proposta que resultou na aprovação do referido projeto cultural e discente do mestrado onde desenvolve a pesquisa “Rio Jacuí: história do município e a valorização dos elementos do patrimônio cultural e natural do Geossítio de Dona Francisca/RS”, sob orientação da professora Maria Medianeira.
Concomitantemente as pesquisas que vinha realizando sobre o Rio Jacuí e o referido município para a elaboração da dissertação do mestrado, Ariane vivenciou os efeitos da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul e a Quarta Colônia, no ano de 2024. As chuvas extremas provocaram enchentes e expuseram junto as margens do rio o Sítio Arqueológico Albino Marzari, localizado em Dona Francisca. Nesse contexto, aliando pesquisa científica sobre patrimônio natural/cultural e resiliência da comunidade, foi construído o Projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia.

