Acompanhe notícias, depoimentos e a execução do projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia – Museu de Dona Francisca

outubro 13, 2025

MARQ vai revitalizar o prédio histórico da Escola São Carlos

Legenda da foto: Participaram da reunião o Prefeito de Dona Francisca Saul Dal Forno Reck, os Secretários Municipais de Cultura e Turismo – Luciano Kittel, Obras e Urbanismo – Alberto Cherobini, Administração, Finanças e Planejamento – Leila Isabel Schumacher de Oliveira e a educadora municipal Raquel Keisman.

A coordenadora do projeto do Museu de Arqueologia da Quarta Colônia (MARQ), Ariane Gassen Vargas, apresentou no dia 1º de outubro de 2025, o projeto arquitetônico de adaptação de parte do auditório da antiga Escola São Carlos, em Dona Francisca, que será o futuro espaço do museu.

O projeto segue as diretrizes do IPHAN e do IBRAM, garantindo a preservação do acervo arqueológico do Sítio Albino Marzari e a valorização do patrimônio cultural da região.

Fundada em 1934, a Escola São Carlos — primeira instituição das Irmãs Palotinas na América do Sul — ganhará nova vida como referência em preservação, memória e identidade dos povos originários da Quarta Colônia.

A iniciativa integra o Projeto Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico da Quarta Colônia, financiado pelo PNAB/SEDAC-RS e executado pela Culturaliza Projetos.